fbpx

A Pastoral da Criança precisa e quer contar com sua ajuda!

Pe. Amauri Batista Paula | Quinta, 12 Maio 2022 18:07
A Pastoral da Criança precisa e quer contar com sua ajuda!

Depois de dois anos lutando contra a pandemia, já podemos ter um olhar mais otimista para o nosso futuro. Sabemos que esta luta não foi fácil, a pandemia tocou todas as dimensões da nossa vida e também no nosso ambiente de fé.

Nos dirigimos com gratidão a todos que arriscaram suas vidas, sendo um sinal da presença do amor solidário de Deus neste mundo através da Pastoral da Criança.

Para muitos as perdas deixaram marcas profundas. Mas é chegada a hora de retomar nossas atividades com muito mais entusiasmo. Com quase 40 anos de fundação, a Pastoral da Criança tem trabalhado para promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, desde o ventre materno até os seis anos de idade, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

A Diocese de Campo Limpo, que no passado já foi referência para a Pastoral da Criança, hoje conta com apenas 30% de cobertura em suas paróquias. Isto representa apenas 3% das crianças pobres do nosso território. Uma maior conscientização e ampliação do atendimento da Pastoral da Criança se faz ainda mais necessário e urgente. Dados demonstram que onde há atendimento da Pastoral se percebe uma diminuição significativa da violência.

Mesmo com um grande esforço dos nossos agentes durante a pandemia, houve uma diminuição no número de atendimentos e com isso alguns pontos preocupantes surgiram: aumento de morte materna (durante e pós-parto); aumento desnutrição infantil (má alimentação); aumento obesidade infantil (má qualidade da alimentação) e aumento mortalidade neonatal.

A Pastoral da Criança tem reunido esforços para manter seus voluntários ainda mais instruídos para exercer suas atividades. Um aplicativo “Visita Domiciliar” com conteúdos e informações foi criado e está disponível a todos os agentes através da loja de aplicativos do celular.

A equipe diocesana se coloca à disposição das paróquias para ampliar a cobertura dos atendimentos em nosso território diocesano, através de formações, esclarecimentos, treinamentos e motivação de novos agentes, seja online ou presencial.

Não vamos permitir que as sequelas da pandemia ceifem ainda mais a vida dos nossos irmãos, principalmente os mais frágeis e indefesos. É hora de unirmos forças “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Entre em contato hoje mesmo com os membros da coordenação diocesana, e permita que eles apresentem o Plano de Implantação e ofereçam toda a assistência necessária.

Recordo a todos que Deus não se deixa vencer em generosidade, pois seu coração é maior, sua gratidão se faz sentir na alegria da realização pessoal e na santidade que Ele nos confere devido a nossa fidelidade.

Para maiores esclarecimentos e informações sobre formação entre em contato através do WhatsApp: 11 99141-3993 (Cristina Flores – Coordenadora Diocesana a Pastoral da Criança)