fbpx

Inscrições abertas: Retiro sobre a prática exorcística

Portal Cura e Libertação | Terça, 18 Janeiro 2022 19:14
Inscrições abertas: Retiro sobre a prática exorcística

Estão abertas as inscrições para o retiro que será realizado pelo Portal Cura e Libertação na casa de retiros Recanto Betânia, de 25 a 27 de março de 2022.

O retiro é uma oportunidade de aprofundamento com especialistas em demonologia da santa Igreja, sacerdotes que exercem o ministério do exorcismo com a autorização dos seus bispos e membros da Associação Internacional dos Exorcistas.

O Padre Antônio Alexandre Oliveira será um dos pregadores oficiais do retiro. Ele também é o exorcista oficial da Diocese de Campo Limpo. Junto dele estará o Padre Cássio Rossette, exorcista oficial da Diocese de Limeira, SP e unidos, eles levarão os participantes a refletir e aprofundar a posição da Santa Igreja sobre o papel do fiel leigo para auxiliar em casos que necessitam de libertação do demônio ou são acompanhados pelo sacerdote exorcista diocesano.

O secretário executivo da Associação Internacional dos Exorcistas no Brasil e responsável pelo Portal Cura e Libertação, Rodrigo Cardoso, explica que no passado procurava-se evitar o assunto, sempre sob o argumento de que a possessão é muito difícil de acontecer: “Hoje, podemos refletir de maneira séria sobre o assunto, ensinando com propriedade sobre algo que sempre fez parte da fé da Igreja e que se procura sempre evitar de tratar. A possessão diabólica existe, é real e pode acontecer com a permissão de Deus. Dizer sempre que ‘ela é muito difícil de acontecer’ e usar esse argumento para não preparar sacerdotes para cuidar desses casos e nem explicar de que forma o fiel leigo pode auxiliar uma pessoa que sofre comprovadamente com a ação extraordinária do demônio não é e nunca será o melhor caminho.”

O objetivo do retiro é esclarecer qual é o papel do leigo quando se depara com alguém que necessita de exorcismos ou sofre alegadamente de possessão diabólica, refletindo sobre o papel dele em tais casos, a figura do demônio e que orações e de que forma podem ser feitas. Mas atenção, o secretário da AIE ainda nos adverte que o ensinamento da santa igreja nunca foi ver o demônio em todo lugar e que o leigo não pode dizer quem é ou não possuído: “Nosso papel como leigos está bem longe de diagnosticar uma possessão diabólica, mesmo que seja como alguns insistem em querer fazer usando de pretensos dons carismáticos ou ‘tocados pelo Espírito Santo’. O diagnóstico de possessão diabólica na santa igreja cabe única e exclusivamente ao sacerdote exorcista diocesano, nomeado pelo Bispo da diocese.”

Os casos de possessão são poucos, mas têm aumentado a cada ano. Para que um caso chegue ao exorcista diocesano, a pessoa tem que passar primeiro pelo seu pároco, resolver sua vida de fé e caminhar em obediência ao que sempre nos ensinou a igreja. A partir daí, quando surgem sinais que fazem o pároco suspeitar que o auxílio do exorcista da diocese é necessário, o próprio deve encaminhar a pessoa ao sacerdote que recebeu do bispo a permissão para exorcizar os possessos.

O sacerdote exorcista, quando recebe a pessoa, inicia uma investigação muito séria, se for preciso encaminhar a pessoa ao médico, ao psiquiatra, o fará e não procede com nenhum exorcismo senão tiver a certeza moral de que aquela pessoa está, de fato, possuída pelo demônio.

Rodrigo nos explica que a estatística é baixa, mas demonstra que é preciso, como a Santa Sé já determinou, que cada diocese tenha um sacerdote nomeado para esse ministério: “A cada 100 casos que se apresentam, pelo menos 4 deles necessitam da intervenção do exorcista diocesano. Isso demonstra que esse sacerdote é necessário numa diocese e que precisa ter junto dele um grupo de leigos que o auxiliam a desempenhar o seu difícil ministério. O nosso retiro procurará mostrar essa realidade e explicar o papel do leigo quando está diante de casos reais. O responsável por esses casos será sempre o exorcista autorizado, mas a ajuda dos leigos bem orientada torna-se preciosa.”

Mas atenção: são apenas 100 vagas!

*Link para inscrições: https://curaelibertacao.com.br/curso-pratica-exorcistica/