fbpx

Seminaristas Diocesanos recebem ministérios de leitorado e acolitato

Redação | Terça, 05 Outubro 2021 14:48
Seminaristas Diocesanos recebem ministérios de leitorado e acolitato Lucas Scasciott

Na terça-feira, 28 de setembro, oito seminaristas da nossa diocese, em vistas do sacerdócio, deram mais um passo em sua caminhada vocacional. Eles receberam os ministérios de leitorado e acolitato na celebração eucarística presidida por Dom Luiz Antônio Guedes na Catedral Sagrada Família, às 19h, com a presença de familiares e amigos.

Os seminaristas Isael Santos, Lucas Barboza, Otávio Freitas e Robson José receberam o ministério do acolitato, último antes da ordenação diaconal, já os seminaristas Arthur Carvalho, Danilo Rodrigues, Elenilson Ferreira e William Lima receberam o ministério do leitorato, penúltimo antes das ordenações.

Estiveram presentes os reitores dos seminários diocesanos, Padre Lidionor Sampaio e Padre Rodrigo Antônio da Silva, além de dezenas de outros padres diocesanos.

Em sua homília Dom Luiz salientou a importância do serviço de leitor e acólito de todos os batizados: “A Igreja, toda ela é um corpo ministerial, no povo de Deus, que é o Corpo de Cristo, todos os membros tem uma igualdade entre si e ao mesmo tempo uma dignidade da parte da graça de Deus. Todos somos iguais pelos sacramentos iniciais ou ainda, pela Palavra que procuramos compreender e também pela Eucaristia que recebemos, todos, absolutamente todos, são igualmente amados por Deus”.

E explicou: “Os ministérios de leitor e acólito, que hoje celebramos, são chamados de ministérios instituídos, este candidatos receberão e para eles será permanente, ou seja, não existe a obrigatoriedade de renovação, como por exemplo, fazemos com os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, que de tempos em tempo se renova. Destaco que, estes ministérios não são exclusivos daqueles que vão se tornar sacerdotes, a legislação da Igreja permite que seja dado aos fieis leigos”.

Em preparação para o sacerdócio, estes seminaristas do 3º e 4º ano de teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. 

São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual são chamados.

IMG4687
IMG4683
IMG4686
IMG4705
IMG4798
IMG4672
IMG4917
IMG4900
IMG4644