fbpx

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas na modalidade de grupo do processo de Escuta da Assembleia Eclesial

Representantes das várias instâncias evangelizadoras da diocese, os  membros do CDP, estiveram reunidos na manhã de sábado, dia 21 de agosto, para responder na modalidade de grupo o questionário do processo de Escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Pe Rodrigo Antônio da Silva | Segunda, 23 Agosto 2021 13:33
Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas na modalidade de grupo do processo de Escuta da Assembleia Eclesial Pe Rodrigo Antônio da Silva

No último sábado, 21 de agosto, houve a realização de mais um Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), marcando a retomada de atividades presenciais deste organismo pastoral da diocese. 

O CDP é composto por representantes das várias instancias evangelizadoras da diocese, inclusive vigários episcopais e foraneos e os delegados paroquiais.

Durante o encontro de retomada, os participantes foram incentivados a responder o questionário da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O Processo de Escuta, nome dado à fase da Assembleia em que todas as instâncias da igreja são consultadas, mesmo aquelas que não participam ativamente da vida eclesial, consiste em responder a algumas perguntas feitas partindo das percepções que cada pessoa tem de sua realidade local.

Existem três modalidades de participação neste processo de escuta: a participação em fóruns temáticos que são encontrados no site da Assembleia Eclesial, a participação em grupos, onde um determinado grupo de pessoas envia suas respostas e também a modalidade individual, onde qualquer pessoa pode fazer sua inscrição no site e preencher gradualmente o questionário proposto pela assembleia. 

As respostas dos membros do CDP serão compiladas e enviadas à Assembleia Eclesial na modalidade de grupo.

O encontro teve início pelas palavras de incentivo de Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, agradecendo a participação de todos e motivando a serem participantes ativos da Assembleia Eclesial. Em seguida, padre Marcos Joaquim Patrício, coordenador diocesano de pastoral, conduziu o encontro introduzindo aos membros do conselho a importância deste evento eclesial que por vontade do Papa Francisco, busca escutar a todos os fiéis. 

Padre Andre Vascon, pároco da paróquia São Luiz Gonzaga, da forania Mirim-Guaçu, realizou a exposição das perguntas do processo de escuta, apresentou as principais problemas encontrados nas diversas realidades da América Latina e do Caribe e motivou os participantes do conselho a reconhecer quais  destas dificuldades fazem parte da realidade local. 

O processo de escuta será encerrado no próximo dia 30 de agosto. Saiba mais e participe da Assembleia Eclesial 

MG7782
MG7767
MG7748
MG7760
MG7752
MG7741
MG7770