Diocese promove live sobre o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Redação | Quarta, 11 Agosto 2021 17:42

A Diocese de Campo Limpo (SP) promoveu, no dia 5 de agosto, uma live com o Coordenador Geral de Pastoral, Padre Marcos Patrício e com o Assessor Diocesano das Juventudes, Padre Rodolfo Camarotta, em preparação a primeira Assembleia Ecleisal da América Latina e Caribe, convocada pelo Papa Francisco. O evento começou às 20h e foi transmitido pelo canal diocesano do YouTube e retransmitido pelo Facebook de 16 paróquias simultaneamente.

A live teve como tema “Como participar do processo de Escuta?”, fase em que se encontro a Assembleia, pautada no o já consagrado método ver-julgar-agir que, acertivo, nos faz entender a situação atual e projetar o futuro. A iniciativa atende às orientações do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), que está orientando a participação da Igreja no debate para a formação do itinerário até o encontro sinodal previsto para os dias 21 a 28 de novembro.

De acordo com o Celam (Conselho Episcopal Latino Americano) e a pedido do Papa Francisco, estão convidados a participar deste processo de escuta: sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, membros de pastorais, grupos e movimentos, e demais fiéis.

Ao convocar esta Assembleia, o Papa Francisco pediu aos bispos Celam que: "esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Junto com o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele".  Repetindo estas palavras do Papa Francisco, padre Marcos ressaltou que o envio do questionário deve ser feito até o dia 30 de agosto e ponderou : “Todos devem ser ouvidos, todos devem ter voz nesta Assembleia”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem realizado articulações com representantes de todos os organismos e pastorais da Igreja no Brasil com a missão de animar o processo de escuta. O objetivo dessa preparação, assim como o proposto e pelo Setor Pastoral Diocesano é “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”.