fbpx

XXVI Jornada de Oração Pela Santificação do Clero

No próximo dia 11 de junho, celebraremos a XXVI  Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Pe. Marcos Patrício | Quinta, 10 Junho 2021 20:12
XXVI Jornada de Oração Pela Santificação do Clero Arquivo Diocesano

Instituído por São João Paulo II, em 1995, é celebrada no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, uma data que ocorre sempre na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi.  A iniciativa tem o objetivo motivar toda a Igreja a rezar pelos homens que foram chamados ao ministério presbiteral.Éo povo de Deus, no dia do Sagrado Coração, unido à toda a Igreja, entregando ao Senhor todos os sacerdotes, para que sejam santos segundo o seu Coração.

São Joao Paulo II escolheu este dia do Sagrado Coração de Jesus, porque Ele é o Bom Pastor e o Padre deve se identificar, estar em comunhão e em comunidade com o Sagrado Coração de Jesus, Pastor por excelência. Este dia tem por intuito promover um momento de paz, espiritualidade e recolhimento por parte dos sacerdotes, mas também de convocar todos os fiéis para um dia de oração por todo o clero do mundo, por sua santificação e resistência às provações e tentações.

O presbítero tem um poder extraordinário na Igreja e na comunidade, e os frutos do seu ministério vão além das coisas humanas, mas ele também é um vaso de barro, precisa continuamente ser consertado e modelado, e quem nos modela é a mão, o olhar e a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, todos os cristãos são chamados a rezar continuamente pela vocação e perseverança dos presbíteros. Este é um dia para que cada fiel deposite no coração de Deus uma prece fervorosa pela santificação dos sacerdotes, especialmente aquele que cuida da sua comunidade. Uma comunidade que reza ajuda e motiva o seu padre a rezar ainda mais. E o padre vendo que sua comunidade reza, vê que seu ministério está gerando cada vez mais frutos.

Peçamos também pelos sacerdotes idosos e enfermos, aqueles que, com amor ofereceram os melhores anos de suas vidas, agora, tomados pela enfermidade e o peso da idade avançada, recebem todo nosso carinho, cuidados especiais e nossas orações. É o povo que não esquece daqueles que marcaram suas vidas, alimentaram e fortaleceram sua fé, agora rezam pedindo pela santificação de todos até o fim.

Lembrem-se de todos os padres que já passaram pela sua vida, que ministraram os sacramentos, sinal visível da presença de Deus agindo em cada um de nós. Os Sacerdotes devem ter o coração de Jesus, manso, compassivo e misericordioso, para que o seu rebanho possa olhar o Padre e perceber nele o bom pastor, a exemplo de Jesus.

A Jornada de oração pela Santificação dos Clero, trata-se também de um dia de unidade, por meio da oração, todos os cristãos são convidados a rezar pelos padres, sobretudo de sua própria comunidade, para que possam ser bons párocos, bons administradores, bons confessores, mas, acima de tudo, santos.

Em muitas paroquias da Diocese de Campo Limpo, está presente o movimento do Apostolado da Oração, que toda primeira sexta-feira de cada mês, celebrando a Missa Votiva do Sagrado Coração de Jesus e reunindo-se diante do Santíssimo Sacramento rezam pela Igreja, pelo Papa, pelo Bispo Diocesano e pelos Sacerdotes.

Mesmo diante deste tempo que ainda estamos vivendo, que exige de todos nós o zelo e cuidado pela vida do outro, convidamos todos os cristãos da Diocese de Campo Limpo para que tirem um tempo neste dia para rezar pelos sacerdotes. Aqueles que ainda não se sentem confortáveis em frequentar as igrejas e participar presencialmente das Santas Missas rezem em suas casas com suas famílias, ou nas comunidades em pequenos grupos, sejam presenciais ou virtuais, seja um terço, uma Ave-Maria, acompanhe as celebrações pela televisão, rede Sociais ou rádio, mas não deixe de fazer parte desta grande Jornada de Oração pela Santificação dos sacerdotes.

Publiquem nas redes sociais sua iniciativa de oração e seus pedidos em favor do sacerdote da sua paroquia e da nossa diocese. Mais do que nunca, esses homens, que um dia largaram tudo pra servir a Deus através do ministério sacerdotal, precisam das suas orações e carinho. “Que neste dia do Sagrado Coração de Jesus possamos agradecer a todos os Padres que dão o seu “Sim” a Deus diariamente e com alegria servem à Igreja e ao povo de Deus. E que nunca faltem sacerdotes santos para servirem ao povo de Deus. Que o coração de cada sacerdote possa “arder de amor” como o “Coração de Jesus”. Que o coração de cada sacerdote possa “arder” pela missão, ou seja, pela vontade de anunciar o Reino de Deus”.

Queremos pedir ao Sagrado Coração de Jesus o fim desta pandemia e que logo possamos estar com nossas Igrejas cheias novamente, ao lado de nossos padres e irmãos de comunidade, rezando e agradecendo a Deus.

Pedimos a agradecendo a Deus por tantos sacerdotes que, mesmo em meio a esta grande tempestade do novo coronavírus, não mediram esforços para atender aos seus fiéis, dando-lhes atenção e carinho necessários. Lembramos daqueles que foram infectados, felizmente em nossa diocese não tivemos nenhum óbito entre o clero, mas em outras dioceses a situação foi muito diferente. Rezemos igualmente pelo nosso Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes, pelo nosso Bispo Emérito Dom Emilio Pignolie, especialmente, pelo Papa Francisco.  Rezemos que nunca falte padres em nossas paroquiais, para que através das mãos ungidas desses consagrados, possamos ter a Eucaristia, alimento que sustenta nossa fé, esperança e Unidade, principalmente para os nossos irmãos enfermos.

Que o Sagrado Coração de Jesus não nos deixe faltar a fé e a certeza de dias melhores.

 

Neste dia e na medida do possível, sempre que tivermos oportunidade, rezemos:

 

Oração do Sarado Coração de Jesus

 

Coração de Jesus,

eu confio em vós,mas aumentai a minha confiança.

Vós dissestes: "Pedi e recebereis".

Confiando nas vossas promessas,venho pedir vossa ajuda.

Vós estais mais interessadoem nossa

felicidadeque nós mesmos.

Por isso ponho em vosso Coraçãoos meus pedidos,

as minhas preocupações,os meus sofrimentos

e as minhas esperanças.

Coração de Jesus,eu confio em Vós,

mas aumentai a minha confiança.

Jesus, manso e humilde de coração,

fazei meu coração semelhante ao Vosso.

Amém. (Fonte terra Santa).

 

 

Oração pelas Vocações Sacerdotais

Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos,
numerosas e santas vocações ao sacerdócio,
que mantenham viva a fé,
e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus,
pela pregação da Sua Palavra,
e pela administração dos sacramentos,
com os quais, renovais continuamente os vossos fiéis.
Dai-nos santos ministros do vosso altar,
que sejam atentos e fervorosos guardiães da Eucaristia,
o sacramento do supremo dom de Cristo,
para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia,
os quais, através do sacramento da Reconciliação,
difundam a alegria do vosso perdão.
Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria,
as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho,
e, dóceis aos seus ensinamentos,
cuide das vocações ao ministério sacerdotal
e à vida consagrada.
Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos,
as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo,
para que cumpram fielmente a sua missão,
no serviço do Evangelho.
Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor;
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós. Amém!