fbpx

Mensagem do Papa Francisco reúne agentes da Pascom de forma online em tarde de estudo

Padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pascom Sul 1, ‘visita de forma remota’ a Diocese de Campo Limpo em tarde de estudo sobre a Carta do Santo Padre para o 55º  Dia Mundial das Comunicações.

Redação | Segunda, 31 Maio 2021 17:25
Mensagem do Papa Francisco reúne agentes da Pascom de forma online em tarde de estudo

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana das diversas paróquias em que está implantada a pastoral, participaram no último sábado, 29 de maio, de uma formação promovida pela coordenação diocesana, realizado de forma remota, pela plataforma Google Meet.

A programação começou com uma mensagem de acolhida ao padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pascom no Sul 1, que agradecendo o convite para a partilha que ele iniciou em seguida, mencionou a importância de todo o empenho, oferta e dedicação dos agentes da pastoral da comunicação nestes tempos tão difíceis e ainda como motivação reforçou o convite para darem seguimento e ampliarem os serviços desenvolvidos para que Jesus chegue a todos pelas mais diversas formas de evangelização.

O encontro, que teve a finalidade principal de entender a carta do Santo Papa para o 55º dia Mundial das Comunicações, celebrada há duas semanas pela Pascom Diocesana na Catedral Sagrada Família, teve vários pontos fundamentais elencados pelo padre Tiago e corroborada pelo Assessor Diocesano da Pascom padre Rodrigo Antonio da Silva.

Mencionando a origem e trajetória do Dia Mundial das Comunicações e os documentos que, sobre ele existem, padre Tiago se aprofundou no tema enfatizando a solicitação feita pelo Papa Francisco nesta carta: “gastar a sola dos sapatos” - para desenvolver uma comunicação autêntica, capaz de dar conta da verdade das coisas e da vida concreta das pessoas.

Na sequência, a Coordenadora Diocesana da Pascom, Elaine Macedo, trouxe alguns dos tópicos discutidos e agradeceu a participação dos agentes. Após esse momento, o mediador do encontro, Vicente Silva, abriu para as perguntas dos participantes e ressaltou o aspecto central na vida de todo cristão e de qualquer trabalho pastoral: fé -‘É ela o pilar que sustenta nosso testemunho e ação evangelizadora’.

Além do tópico principal tratado na carta sobre o grande desafio que se espera de todo os cristãos - o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são – fake news, testemunhos e pedidos de formação foram ponderados pelos participantes.

Antes do encerramento foi comunicado a data do próximo encontro, que acontecerá no dia 19 de junho às 15 horas, sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) com o coordenador do regional Sul 1 John Câmara. Por fim, o padre Rodrigo reiterou os agradecimentos e a pedido do padre convidado a reunião foi encerrada com a oração que consta no final da carta escrita pelo papa e que clama para que se saiba sair de si mesmo e ir ao encontro da verdade.