fbpx

Quando devemos desmontar o presépio?

É correto desmontar o presépio da sua casa e a árvore de Natal no Dia de Reis?

Aleteia | Quarta, 06 Janeiro 2021 11:05
Presépio da Catedral Diocesana Sagrada Família | 2020 Presépio da Catedral Diocesana Sagrada Família | 2020 Divulgação Diocese de Campo Limpo

Todo início de ano surge uma dúvida entre muitos católicos: quando devo desmontar o presépio que exibi na minha casa ou empresa?

O site do Movimento Apostólico Schoenstatt tenta esclarecer a questão. De antemão, a Ir. M. Nilza P. da Silva esclarece: a Igreja não estabelece uma data fixa e específica para desmontarmos o presépio e a árvore de Natal.

No entanto, a religiosa reconhece que muitos católicos desmontam o presépio de suas casas logo após a Festa dos Reis, já que nesta data se completa a oitava natalina. Diz a Irmã:

“O nascimento de Jesus é tão importante que a Igreja Católica festeja durante 8 dias. Inclusive há os que só colocam as imagens dos reis no presépio nesse dia. A data da festa é 6 de janeiro, mas, no Brasil a liturgia se adapta ao calendário civil – para que todos possam participar das celebrações – e a festa dos reis é celebrada no segundo domingo depois do Natal.”

Entretanto, aqui cabe um esclarecimento: o Tempo Litúrgico de Natal só termina mesmo no domingo seguinte à Epifania. Nesta data, a Igreja celebra o Batismo do Nosso Senhor. Portanto, também é correto deixar a árvore de Natal e o presépio montados até esse dia. A irmã Nilza explica:

“No dia seguinte [ao Batismo do Senhor], já começa o tempo comum na liturgia, quando as leituras e as orações tiram o foco no nascimento e passam a descrever o início das pregações de Jesus e de sua vida pública. O presépio da Praça de São Pedro, no Vaticano, por exemplo, só é retirado após a festa do Batismo do Senhor.”

Oração para a hora de desmontar o presépio

Independentemente da data em que você vai desmontar o presépio e árvore de Natal, é sempre bom rezar à Sagrada Família na hora de realizar essa tarefa. Peça, então, que as graças do Natal se estendam por todo o ano.

Reze com fé:

Maria, “No pobre e pequeno estábulo de Belém,para nós, dás à luz o Senhor do mundo.Assim como o apresentas aos pastores e magose te inclinas diante dele,adorando e servindo,também nós, com amor, queremosser seus instrumentose levá-lo profundamente aos corações.” Pe. Kentenich (RC343)Sagrada Família, ao retirar vossas imagens e guardá-las,peço que as graças que trouxestes para o meu larpermaneçam no coração de cada um que vos contemplarame produzam frutos no decorrer de cada dia do novo ano.Minha família siga o vosso exemplo e, na força do Espírito Santo, glorifiquemos ao Pai. Amém.