fbpx

Dom Luiz celebra rito de dedicação da igreja e altar da Paróquia Santíssima Trindade

Redação | Sexta, 06 Novembro 2020 15:57
Dom Luiz celebra rito de dedicação da igreja e altar da Paróquia Santíssima Trindade Luis Carlos da Silva e Flávia Santos

Na manhã de domingo (25/10), Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, presidiu o rito de dedicação da igreja matriz da Paróquia Santíssima Trindade, município de Itapecerica da Serra, forania Mirim-Guaçu.  Por conta da pandemia do novo coronavírus, um número limitado de pessoas participou da celebração dentro do templo.  Para que mais fiéis pudessem ‘estar presente’ uma telão foi posto do lado de fora e mais algumas dezenas de pessoas, respeitando o distanciamento social participaram da celebração, além é claro, da transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Também participaram da celebração, como concelebrantes, o atual pároco Vanilson Roberto Zago, CMV, os padres, Charles Osmar Siqueira,CMV, José Mauro da Silva, CMV, Simone Bruno, CMV, o padre Marcos Falconi, Andrea Vascon.

A igreja que começou a sua construção em 1988 e ficou totalmente pronta no mês de fevereiro deste ano, já teria sido dedicada se não fosse à pandemia, conta o pároco: “Trabalhamos dezembro, janeiro e fevereiro para deixá-la pronta, a dedicação teria acontecido em 22 de março, mas, a pandemia nos obrigou a adiar a tão desejada dedicação”.

Padre Vanilson, que está na paróquia há quase nove anos, explica que anteriormente, a igreja era dedicada a Nossa Senhora da Conceição e que por um consenso da comunidade paroquial e depois de votação, desde o ano passado, passou a ter como padroeiro principal a Santíssima Trindade e como co-padroeira Nossa Senhora da Conceição. Um painel pintado na parede principal do presbitério retrata muito bem a escolha, aliás a pintura, também foi uma decisão e escolha tomada pela comunidade paroquial.

“A pintura foi feita pelo artista italiano Andrea Baloka Crivellente, amigo nosso, que não só doou toda a mão de obra, como os materiais e inclusive os custos de sua viagem. Somos muito gratos, a pintura ficou de fato muito bonita”, relata o pároco.

A dedicação

Após a procissão de entrada e um breve relato histórico da construção, feita pelo pároco, Dom Luiz deu a benção e abençoou a água para aspergir o altar e a comunidade para a purificação do local.         

No início de sua homilia, Dom Luiz destacou a sua alegria em celebrar esta dedicação e explicou que o a construção é sempre dedicada a Deus: “Para mim também hoje é um dia de muita alegria, pessoalmente eu agradeço a Nosso Senhor, esta oportunidade, que com a graça Dele, eu tenho de estar aqui e dedicar a Deus este lugar. Aqui é a casa da comunidade, aqui é a casa do povo de Deus, que é sempre dedicada a Ele, qualquer que seja o seu santo padroeiro. Então dedicamos este templo a Deus em memória dos padroeiros, para o uso da comunidade que se reúne para adorar a Deus”.

O bispo também ressaltou que “ao dedicar o altar, nós queremos pedir a Deus que nos conceda a graça de tornar também o nosso coração um altar que acolhe, vive e reflete Cristo”.

Após a homilia, o rito teve início com o bispo ungindo o altar com o Óleo Santo. Logo depois, foi realizada a incensação. A queima do incenso utilizada expressa que as orações dos fiéis e o sacrifício da Igreja chegam a Deus.

Na sequência, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e a ressurreição de Cristo. Membros da comunidade, orientados pelo cerimoniário, padre Sandro Ely de Oliveira, arrumaram também o ambão, depositaram as flores e outros objetos litúrgicos.

O padre Vanilson, antes da benção final agradeceu o esforço de toda a comunidade, ao Bispo Diocesano e a respeito da celebração pontuou: “Este rito de dedicação é importante é no altar que Deus se faz presente no sacrifício da Eucaristia”.

Uma queima de fogos no final da celebração, ao meio dia e o descerramento da placa dedicação na entrada principal completaram o festejo.

 

Dedicacao---Santissima-Trindade---251020-18
Dedicacao---Santissima-Trindade---251020-42
Dedicacao---Santissima-Trindade---251020-6
Dedicacao---Santissima-Trindade---251020-13
Dedicacao---Santissima-Trindade---251020-78