fbpx

3º Simpósio Diocesano da Pastoral Familiar reúne participantes online

Com transmissão pelas redes sociais, o evento abordou os desafios da Pastoral Familiar em tempos de isolamento

Pascom Paroquial | Sexta, 23 Outubro 2020 17:00
3º Simpósio Diocesano da Pastoral Familiar reúne participantes online Pascom Paroquial

O dia 17 de outubro foi marcante para a Paróquia São José Operário, do Campo Limpo. Nela, foi sediada a terceira edição do Simpósio Diocesano da Pastoral Familiar.

Diferente dos anos anteriores, o evento não contou com a presença do público, em respeito aos protocolos de segurança durante a pandemia. Mas, isso não foi impedimento para que cerca de 300 pessoas acompanhassem ao vivo todo o evento, durante mais de oito horas de transmissão pelos canais da São José Operário e de outras dez paróquias.

“Meus familiares acompanharam a transmissão pelo Facebook da paróquia deles e elogiaram a qualidade. Parabéns Pascom, pelo trabalho riquíssimo e pela estrutura de transmissão bem profissional que montaram”, comenta Dolores Taboada, paroquiana da São José Operário.

A Pascom, a quem Dolores se refere, é a Pastoral da Comunicação da São José, que cuidou de toda a estrutura para receber os convidados na igreja e transmitir o evento online, com o suporte da Diocese.

Foco atual

O tema principal dessa edição não poderia ser diferente. Diante do período desafiador que o mundo enfrenta, falar sobre os atuais desafios das famílias em tempos de isolamento foi mais do que necessário.

E, para isso, o Simpósio contou com as presenças de Pe. Francisco Glênio, assessor diocesano da Pastoral Familiar e responsável por conduzir as mesas temáticas. Também o Pe. Rodolfo Camarotta, assessor diocesano do Setor Juventude, que abordou sobre a fase Pré-Matrimonial e o Pe. Antônio Torres, psicoterapeuta de casais, que falou sobre o Pós-Matrimonial.

Ainda esteve presente a assessora para perdas e viuvez da Pastoral Familiar, Maria Célia Pinto, debatendo sobre os Casos Especiais e os agentes pastorais, que formaram as mesas de debate e contaram suas experiências de vida.

Os espectadores do evento também tiveram participação especial à distância, por meio do chat ao vivo mediado por Marcelo Galvão, integrante da Pascom.

“O Simpósio foi muito instrutivo, porque nos mostrou as fases pelas quais uma pessoa passa dentro de uma família. Um momento rico em conhecimento, troca de experiências, inspiração e motivação, com convidados e bate papos inspiradores”, afirma o casal Lúcio e Márcia Costa, paroquianos da São José Operário.

Edição memorável

Além da forma online, essa edição do Simpósio também foi marcada pela comemoração do 50º aniversário do Encontro de Casais com Cristo (ECC) a nível nacional.

Para homenagear essa importante data, a Pascom preparou um vídeo com o depoimento de alguns casais dirigentes diocesanos, falando sobre os principais pilares do ECC: pobreza, oração, doação, alegria e simplicidade (P.O.D.A.S).

E, para encerrar o 3º Simpósio Diocesano da Pastoral Familiar, Pe. Glênio – que também é o pároco da São José Operário – presidiu a Santa Missa, com direito à renovação dos votos matrimoniais de dois casais.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização de mais esse Simpósio, em especial os convidados e as paróquias Imaculada Conceição, Jesus de Nazaré, Nossa Senhora Aparecida - Monte Kemel, Nossa Senhora de Fátima Ferreira, São Pedro Fourier, São Sebastião, São Vicente de Paulo e São Tiago Apóstolo e Santo Eugênio de Mazenod.

E, também, a todos que participaram e tornaram essa edição memorável! Lembrando que o evento completo e os vídeos passados no decorrer do dia estão disponíveis no canal da São José Operário no Youtube. Confira! 

 

12
11
4
10
9
8
7
6
5
2
1
13