Um lugar especial para alguém especial

Redação | Quinta, 12 Julho 2018 09:04
Um lugar especial para alguém especial Mayara Lamenha

Muitas pessoas desconhecem, mas a Catedral Sagrada Família possui uma cripta que foi planejada para manter sepultados os bispos diocesanos, mas também, para acolher os restos mortais (ossos ou cinzas) de fiéis da santa igreja.

A cripta, uma das primeiras partes construídas da catedral, está localizada embaixo da nave da igreja e é acessível por um lance de escadas ao lado do complexo onde está à capela do Santíssimo. Tem a forma retangular e uma imagem de Jesus Bom Pastor em tamanho natural nos fundos, onde uma clarabóia deixa entrar luz natural. Os lóculos ou gavetas são decorados com mármore claro e as placas de identificação são feitas em aço escovado.

Uma belíssima gravura do Cristo Ressuscitado, pintado pelo Frei Lazaro Aparecido Diogo, na parede em frente à entrada, completa a beleza do local e faz valer uma visita. A fé na ressurreição de Jesus é algo tão essencial para o cristão que São Paulo chegou a escrever: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia, e vazia também a vossa fé” (1Cor 15, 14).

A palavra cripta vem do grego, mas especificamente do adjetivo kryptós, que significa escondido ou secreto. Nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a praticar as suas crenças na clandestinidade e de forma secreta, por perseguição das autoridades romanas. Neste sentido, também os sepultamentos aconteciam em locais de difícil acesso, daí o nome cripta. Hoje as criptas cristãs são lugares sem nenhum tipo de segredo e abertas.

A distribuição nas gavetas, de uso perpétuo, segue a ordem de chegada dos restos mortais, a grande maioria dos que se encontram nas jazidas, foi trazida à catedral décadas após a morte, e a estes, são oferecidas missas diárias. O Memorial da Família é um ambiente harmonioso de oração e tem a aprovação do Serviço Funerário do Estado de São Paulo, tantos os ossos quanto cinzas podem ser depositadas neste ambiente de paz e acolhimento. Faça uma visita!

O Memorial Sagrada família é um lugar especial para seu alguém especial. Ainda existem lóculos disponíveis, para saber mais e adquirir envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue: 11 3584-9011 (Tadeu Domingues).