fbpx

Continente é consagrado a Nossa Senhora de Guadalupe

Ato ocorrido neste domingo de Páscoa, 12, foi proposto pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam)

O São Paulo | Segunda, 13 Abril 2020 11:19
Continente é consagrado a Nossa Senhora de Guadalupe

Os sinos das catedrais e templos dos países que compõe a América Latina e o Caribe tocaram, ao mesmo tempo, as 12 badaladas para anunciar que essas nações seriam, a partir daquele momento, consagrados à padroeira do continente, Nossa Senhora de Guadalupe.

O ato de consagração proposto pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) aconteceu na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, às 12h locais, e às 14h, no horário de Brasília.

Após o toque dos sinos, deu-se início à celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo e Primaz da Cidade do México, Dom Carlos Aguiar Retes. No início da Santa Missa, o Núncio Apostólico do México, Monsenhor Franco Coppola, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco para o ato de consagração, na qual o Pontífice pede a Deus pelo fim da pandemia de coronavírus e para que os que mais sofrem com a doença possam ser iluminados pela misericórdia de Deus.

Dom Carlos Aguiar enfatizou durante a homilia que para seguir Jesus Cristo é preciso ter fé e não somente crer em evidências concretas.

MÃE DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

Após o momento da comunhão, o Presidente do Celam, Monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte, em vídeo transmitido, salientou sobre a necessidade de confiar no amor maternal da mãe de Jesus, rememorando as falas ditas por ela a San Juan Diego. Segundo o Monsenhor, seu exemplo é capaz de abrir uma porta de luz, esperança e alegria, sobretudo aos enfermos atingidos pela COVID-19.

Em seguida, Dom Carlos Aguiar Retes leu a oração de consagração da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe.

“Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, Mãe do Verdadeiro Deus por quem se vive. É nestes momentos como Juan Diego, que nos sentimos pequenos e fracos, diante da enfermidade e da dor, te elevamos nossa oração e nos consagramos a ti, te consagramos nossos povos, especialmente os seus filhos mais vulneráveis. Acudimos ao teu imaculado coração e imploramos a tua intercessão”, disse o Arcebispo em um trecho.

CLIQUE E ASSISTA À ÍNTEGRA DA ATO DE CONSAGRAÇÃO

Itens relacionados (por marcador)